7 perguntas mais comuns sobre SIPAT
A SIPAT – Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho é regulamentada por lei e, mesmo assim, ainda são poucas as empresas que tem conhecimentos sobre as suas regras gerais, sobre as atividades a serem realizadas, sobre como organizar o evento e por aí vai. Por conta disso conheça nesse artigo as 7 perguntas mais comuns sobre SIPAT, devidamente respondidas.
1. Primeiramente, o que significa SIPAT?
A SIPAT é a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho organizada pela CIPA – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes em parceria com a própria Segurança do Trabalho.
2. Por que motivo realiza-se esse evento?
Esse evento é realizado com o intuito de promover conhecimento e conscientizar os funcionários sobre a prevenção de doenças.
3. Com que frequência ele deve ocorrer?
A Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho é um evento que ocorre anualmente.
4. Quais são as pessoas que devem cuidar de sua realização?
A SIPAT, normalmente é organizada por profissionais do RH ou Técnicos de Segurança do Trabalho.
5. Existem atividades obrigatórias? Quais são?
Sim. A legislação brasileira prevê que temas como DST – Doenças Sexualmente Transmissíveis, alcoolismo e tabagismo sejam referenciados todos os anos.
6. Além desses, que outros temas são abordados pelo Grupo Saúde e Vida?
São abordados temas como: AIDS, higienização bucal, planejamento familiar, cáries, drogas licitas, câncer, mau hálito, gengivite, e muito mais.
7. Quais são os tipos de atividades para garantir o envolvimento dos funcionários?
Para garantir o envolvimento dos funcionários, são realizadas palestras dinâmicas e interativas, buscando divulgar conceitos atualizados e modernos na prevenção de doenças.