Como a Pressão Alta Afeta o Desempenho no Trabalho
A hipertensão (pressão alta) atinge cerca de 25% da população brasileira, segundo dados do Ministério da Saúde, e é considerada um fator de risco que precisa ser atentamente observado e tratado. As causas da hipertensão são multifatoriais, mas o ambiente em que a pessoa está inserida pode contribuir para o agravamento da doença ou para sua melhoria e estabilidade. Continue lendo mais este texto do Grupo Saúde e Vida Palestra Sipat.
Quando falamos em pressão alta precisamos contextualizar a importância do cuidado e prevenção da doença no ambiente de trabalho. O empregado passa grande parte de suas horas em locais de atividades laborais, escritórios, firmas, etc. É bastante comum que durante a rotina de trabalho ocorram situações estressantes, que levam ao desgaste físico e emocional. Para o hipertenso, essas situações se tornam mais sensíveis e podem atrapalhar a produtividade e o desenvolvimento do profissional dentro da empresa.
Sabemos que as altas cargas de trabalho e a cobrança de metas e resultados também são fatores que contribuem para a alteração deste estado de saúde do trabalhador, mas, além disso, a forma como o empregado cuida de sua saúde, o seu estilo de vida e os seus hábitos alimentares influenciam fortemente para o agravamento da hipertensão.
Importante destacar que a hipertensão precisa ser tratada com medicamentos e acompanhamento profissional adequado e, se não tratada, pode prejudicar o desempenho profissional no trabalho, levando o trabalhador aos seguintes sintomas: exaustão, peso nas pernas, palpitações, dificuldades para manter o foco e a concentração, olhos cansados, dor de cabeça entre outros sintomas relatados.