Causas e Consequências do Estresse
Causas e consequências
Os fatores e situações que estimulam o organismo e reagir negativamente são dos mais diversos tipos e podem surgir isolados ou combinados. A forma como eles atingem cada pessoa depende da história de vida de cada uma, de sua situação socioeconômica, sua personalidade, fase de vida que atravessa e muitas questões.
Quais as principais causas do estresse?
Os fatores mais relacionados como causadores de estresse são?
- Falecimento de pessoas queridas.
- Choque emocional após traumatismo físico ou psicológico causados por acidentes.
- Acontecimentos pessoais ou familiares como gravidez, casamento, mudança de emprego ou casa, aposentadoria, etc.
- Doença ou necessidade de cirurgia e tratamento médico penoso e prolongado.
- Insegurança causada pelo desemprego, emprego precário ou subemprego.
- Desavenças conjugais constantes e prolongadas.
- Dificuldade de relacionamento com os filhos adolescentes.
- Dificuldade de conciliação da vida familiar com o trabalho.
- Cobrança exagerada de si mesmo ou de outros, do comprimento de horários de trabalho e também do lazer.
- Ruídos ambientais exagerados e continuados.
- Mau desempenho escolar.
Como avaliar a intensidade do estresse em nossa vida?
Pesquisadores da Universidade de Washington realizam um estudo sobre estresse e, a partir dele, criaram uma lista de mudanças que podem ocorrer na vida de uma pessoa atribuindo pontos de 1 a 100 a cada um deles, de acordo com a sua gravidade e intensidade. Na pesquisa realizada, 70%, das pessoas que obtiveram 300 pontos ou mais num determinado ano, adoeceram no ano seguinte. Entre 50 e 300 pontos, a percentagem caiu para 50% de probabilidade de contrair uma doença.
A idade tem influência nas causas e consequências do estresse?
Sim, as causas e a capacidade de reação do estresse difere de cada fase da vida. Para os jovens, as causas mais comuns são os relacionamentos afetivos (Paixão, rompimentos, casamentos) e conflitos com os pais, dúvidas quanto ao futuro e desempenho escolar e profissional. Eles tendem a reagir mais rápida e facilmente ao estresse, sem causar danos físicos maiores.
No início da idade madura, as origens encontram-se no casamento, no relacionamento com os filhos, na relação de emprego e na luta para alcançar a estabilidade financeira. Na meia-idade, o foco transfere-se para as alterações na relação conjugal, problemas com filhos que enfrentam dificuldades, com pais idosos ou doentes. Na velhice as principais preocupações, são com a aposentadoria, perda da capacidade física, luto, doenças e pensamentos sobre a morte.