Cuidados com a sua saúde – AIDS
A AIDS é uma doença bastante perigosa, mas que pode ser evitada de maneira simples
A sua ação no corpo é comprometer todo o funcionamento do sistema imunológico, fazendo com que ele não consiga exercer a sua função de proteger o organismo de agressões como bactérias, vírus, parasitas e células cancerígenas. Com o sistema imunológico afetado, a pessoa contaminada fica com a saúde mais frágil e sujeita a infecções e doenças que, até mesmo as mais simples, podem levar ao óbito.
O ser humano contaminado passa por duas fases: a primeira é a fase aguda, que acontece de uma a quatro semanas após a contaminação. A infecção se espalha como se fosse uma gripe. Os sintomas são de febre, mal estar e dores no corpo. Em alguns casos, manchas vermelhas na pele e ínguas podem aparecer. A segunda fase é a aguda dura, quando a doença corre o risco de ser confundida com gripe ou mononucleose, ou simplesmente não apresentar sintoma nenhum.
Por ter os sintomas parecidos com outras doenças, o diagnóstico não é revelado em exames comuns. O paciente que desconfia que está com AIDS, precisa fazer o teste anti-HIV, cerca de 30 a 90 dias depois da exposição ao vírus ou a contaminação.
O agente causador da AIDS é o vírus HIV, que tem dois subtipos conhecidos: o HIV-1 e o HIV-2. A diferença entre os dois é que o HIV-2 produz menos partículas virais e a possibilidade de transmissão menor, mas não nula. A AIDS ainda pode trazer complicações como tuberculose, pneumonia, tumores, linfomas e distúrbios neurológicos.
Transmissão da AIDS
A contaminação com o vírus da AIDS acontece através do sangue, sêmen e secreções vaginais ou seja, com sexo vaginal, oral e anal. O leite materno também pode transmitir a doença. Beijos na boca, sem nenhum contato com a saliva, são de risco zero. Se houver contato com a salva, o risco é baixo. Apertos de mão e abraços não oferecem risco nenhum.
Tratamento
A AIDS é uma doença que não tem cura, mas existe tratamento com medicamentos de uso contínuo.
Prevenção
Sexo seguro é a principal prevenção da AIDS, por isso, o uso da camisinha é essencial em todos os tipos de relações. No caso de transfusões de sangue, é extremamente necessário o cuidado com a forma de manejar o sangue e o uso de seringas descartáveis. Todo o sangue deve ser testado antes da transfusão.