Importância de se Falar sobre IST no Trabalho
Você já ouviu falar em IST no trabalho? Provavelmente sim, mas pela denominação DST – Doenças Sexualmente Transmissíveis. A terminologia IST – Infecções Sexualmente Transmissíveis passou a ser adotada, em substituição à DST, por contemplar no seu rol a transmissão de infecções assintomáticas, isto é, silenciosas, sem sintomas. Algumas doenças sexualmente transmissíveis não possuem indicativos que nos levam a buscar auxílio médico e, por isso, é tão importante falar sobre transmissão, prevenção e tratamento de IST. Continue lendo mais este texto do Grupo Saúde e Vida Palestra Sipat.
Sabe-se que doenças que atacam de alguma forma o sistema imunológico estão relacionadas com o desencadeamento de depressão e ansiedade. Muitos médicos infectologistas têm aderido ao tratamento conjunto com psiquiatras, levando em considerando recentes pesquisas científicas. Ainda, segundo dados da OMS – Organização Mundial de Saúde, estima-se a ocorrência de mais de um milhão de infecções sexualmente transmissíveis por dia entre HPV, Clamídia, Gonorreia e Sífilis.
No ambiente de trabalho essa questão ganha um contorno especial e precisa ser abordado com seus colaboradores, buscando a ampliação da informação e a melhoria da qualidade de vida dos trabalhadores.