Você conhece a sigla DDS? Como Funciona ?
Você conhece a sigla DDS?
O Diálogo Diário de Segurança (DDS) se trata do método mais utilizado por empresas para promover a segurança no trabalho. Essa é uma ferramenta antiga e eficiente, que surgiu na década de 90 para prevenir acidentes nos locais de trabalho. Atualmente, o formato do DDS é o mesmo, porém, já abrange ramificações da sigla, tendo em vista que cada local possui necessidades específicas. Acima de tudo, o Diálogo Diário de Segurança tem o objetivo de despertar a consciência dos funcionários no que envolve as suas atividades diárias. Segurança do trabalho, meio ambiente, saúde e qualidade são alguns dos pilares da ferramenta.
Como funciona?
O DDS deve acontecer nas obras todos os dias, antes do início das atividades da equipe. Normalmente, tem uma duração de 5 a 10 minutos, com um diálogo que visa conscientizar os profissionais de operação sobre a prevenção de acidentes dentro do trabalho e a melhor forma de trabalhar com segurança, sem riscos, além do respeito às regras e normas da empresa. A equipe de funcionários é instruída, geralmente, por um líder, que pode ser um técnico de segurança, um engenheiro de segurança ou algum profissional convidado.
As reuniões de DDS podem acontecer tanto num escritório, como no próprio local de trabalho. O recomendado é que a conversa não estoure o limite máximo de 15 minutos – embora 5 minutos sejam suficientes. Além disso, o DDS, por ser um evento diário, pode não abranger todos os temas necessários, além de se tornar repetitivo, e, por isso mesmo, atualmente já existem outras siglas, com outros temas que podem ser abordados. Cada obra possui ferramentas de trabalho diferentes e, portanto, cada reunião de DDS deve abordar os temas cabíveis para cada situação.